quinta-feira, 30 de julho de 2009

40 anos de Woodstock





































Durante quatro dias em agosto de 1969 uma multidão de quase 500 mil pessoas se reuniu para celebrar a música, a liberdade e as manifestações culturais. Sob o slogan "três dias de paz e amor", o Festival de Woodstock foi o maior festival de música contemporânea da história, e teve o conceito baseado na "Era de Aquárius", disseminado pelo filme Hair, sendo realizado fora da cidade grande - na fazenda de 600 acres de Max Yasgur, na pequena cidade de Woodstock. Um dos objetivos dos organizadores era resgatar o clima bucólico de uma volta ao campo, respeitando o meio ambiente e tendo contato com a natureza.
A idéia do festival surgiu dos jovens Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld que, inicialmente, se reuniram para criar um estúdio de gravação em Woodstock. O projeto tomou grandes proporções e os investidores decidiram criar um festival de música e artes ao ar livre, para oferecer uma oportunidade para os jovens assistirem a shows inesquecíveis e discutirem as questões relevantes do momento.
Foram colocados à venda cerca de 190 mil ingressos, e o público estimado era de 200 mil pessoas, mas no primeiro dia de evento mais de 450 mil pessoas compareceram e fizeram do show um festival gratuito de enormes proporções. Na tarde de 15/8 de 1969 o cantor Richie Havens abriu o evento com uma set list que incluía Hey Jude e With a little help from my friends. Durante quatro dias, o festival lançou e eternizou artistas como Jimmy Hendrix, Santana, Janis Joplin, Credence, The Who e Joe Cocker, que realizaram apresentações para a multidão, fazendo daquele o maior festival de música de todos os tempos, celebrando a contracultura.
O evento se tornou ícone de moda e de uma geração, e foi considerado um marco para o fim da ingenuidade e da inocência que cercou a fase dos anos 60, e também o ápice das mudanças na sociedade da época. Com mentes abertas, amor livre, rock'n'roll e drogas liberadas, o festival também teve um caráter político levantando questões como direitos civis, mistura racial e protestos contra a guerra do Vietnã.
(fonte: taste news)

Nenhum comentário:

Postar um comentário