
A onda roller chega ao Brasil
27.07.09 08:24 pm
Os patins de quatro rodas, clássicos dos anos 70 e 80, voltam à moda com força total nos Estados Unidos, Europa e agora aqui!
Flavinha Campos
Faz alguns anos que a onda da roller disco, ditada pelos patins de quatro rodas paralelas, vem ganhando força no exterior. A febre já atingiu diversos cantos do planeta: em Londres, Madri e Estados Unidos, por exemplo, existem baladas roller semanais e lugares específicos para o gênero. Nos Estados Unidos, a grande ferveção acontece na Down & Derby, noite retro inspirada nas festas "roller skate" dos anos 70 e 80, com direito a decoração característica da época e o som da disco music, funk e muitos hits que fizeram história. Os idealizadores, além disso, incentivam as pessoas a comparecerem montadas em lycra e cores fortes.
Em Londres, a proposta tem endereço fixo, o Renaissence Room, um ringue de patinação aberto de quinta a domingo. O preço da entrada inclui aluguel dos patins e os eventos começam cedo, às oito da noite, permitindo que toda a família compareça e se divirta sobre rodas dançando à trilha peculiar. Engatinhando no movimento sobre rodinhas, o Brasil entra na jogada com a festa roller disco do clube paulistano Astronete. Uma vez por mês, a Baile Veneno de quarta promove edição especial dedicada ao tema.
Idealizada pelo DJ e dono da casa Cláudio Medusa ao lado dos residentes Ronaldo Evangelista, Maurício Fleury e Peba Tropikal, a Baile Veneno edição roller disco toca o melhor do roller skate-funk ou roller skatin' jam. Medusa explica que: "O som é na verdade uma fase de transição da disco do final dos anos 70 para algo mais eletrônico e os timbres do começo dos anos 80. Foi de onde surgiu também o electro-funk, uma das bases do electro-rock. Nessa época teve uma febre de pistas de patinação e havia cabines de som e DJs rolando música no ritmo em que a galera patinava. Daí saiu o termo 'Roller Skatin' Jam'. Algumas bandas ficaram notórias nas pistas de patinação como Sky Line, The Gap Band, De Barge, Indeep. A faixa 'Get Down On It', do Kool And The Gang, é um clássico absoluto dos patins."
Quem embarcou de cabeça nessa vibe foi o DJ e editor de moda Jackson Araujo, que faz aulas de roller há dois anos. Jackson conta que andava à procura de uma atividade física que fosse ao mesmo tempo lúdica e divertida, quando descobriu seu professor super premiado, Marcelo Santiago, o qual fez parte até do Holiday On Ice. De noite, ele dá aula para adultos no Clube de Medicina, em Pinheiros. "Já salto e faço outras coisas, ele tem uma metodologia muito boa", comenta Jackson, revelando seu desejo de promover uma noite do gênero: "Eu queria fazer uma festa de roller num lugar que pudesse ter o DJ no meio e as pessoas dançando em volta."
E não é só no universo musical que os patins estão conquistando espaço. Nos Estados Unidos as oito rodinhas ganham força agora nos esportes. Elas podem até se tornar "mortais" na violenta competição feminina Roller Derby, em que dois times, de cinco meninas cada, se enfrentam em uma pista circular e disputam na porrada um Pack, semelhante ao de hockey no gelo.
Tal prática ainda não chegou ao nosso país tropical, mas está se popularizando na mídia internacional, principalmente com o lançamento do filme Whip it, estrelado por Drew Barrymore, Juliette Lewis e Ellen Page, protagonista de Juno. A trama central envolve uma jovem indie (Page) que tenta fazer parte de um time de Roller Derby formado por Barrymore, Lewis e outras meninas. Enquanto ambas as modas não atingem popularidade tamanha por aqui, quem quiser viver circulando sobre roller skates pode procurar emprego de frentista na rede de postos de gasolina Via Brasil, ou, quem sabe, como fiscal de caixa do Carrefour... Rs!
+ info
Baile Veneno @ Astronete Bar .
(fonte:SKOL BEATS - msn)
Nenhum comentário:
Postar um comentário