segunda-feira, 26 de janeiro de 2009




Para começar bem este blog, quero falar sobre a estilista Francesca Giobbi, que está sempre bem vestida sem nunca parecer perua. Há uns três anos ela resolveu fazer bolsas, que arrancavam elogios por onde passavam. Depois, inventou de fazer sapatos. São lindos, femininos, diferentes de tudo. Também, não é para menos. Francesca é filha da estilista Sylvia Giobbi, da Cassandra, loja que fez história em São Paulo nas décadas de 70 e 80. E o currículo da moça, que morou por dez anos na Itália, é de matar. Depois de estudar design de interiores em Milão, foi trabalhar com o Versace em pessoa. Em seguida, transferiu-se para a Miu Miu (linha jovem da Prada, quem lembra?), onde começou a mexer com sapatos. Mais tarde, passou por Gucci, Jil Sander e foi assistente de Sergio Rossi, o todo-poderoso dos sapatos na Itália. Voltou há três anos, teve dois filhos, fez bolsas e, agora, resolveu dedicar-se exclusivamente aos sapatos, sua grande paixão. O melhor de tudo é saber que sua inspiração é divina:

"Deus é fiel" em cada sola...

Nas solas de couro dos sapatos de Francesca Giobbi há uma frase curiosa impressa em inglês: God is faithful (Deus é fiel). Moderna e de família rica, a designer faz parte da turma de socialites evangélicas do Morumbi que freqüenta – de salto alto – a igreja Vida Nova. "Todo dia oro para que alguma mulher bacanérrima descubra minhas criações", diz. "As tops Gisele Bündchen e Kate Moss já foram flagradas com elas nos pés." Com ou sem preces, o negócio aberto por Francesca em 2003 só tem crescido. Seus modelos estão em sete pontos-de-venda em Londres e Nova York. Na loja dos Jardins, os pares são tratados como jóias e chegam para as clientes não em caixas de papelão, mas em bandejas pretas de vinil. Faz sentido. Os mais sofisticados, com até cinco cores mescladas em tiras e palmilhas, chegam a custar 2 000 reais.
Obsessiva, Francesca não desenha nem um escarpim sem antes comprar dezenas deles de outras marcas e fazer uma espécie de test-drive para descobrir onde o calo aperta. O cuidado com os detalhes vem da época em que morou em Milão e trabalhou em showrooms de grifes como a de Sergio Rossi, um dos sapateiros mais prestigiados da Europa. "Com ele aprendi que, para o calçado ser confortável, é preciso dividir o peso do corpo em três pontos: no calcanhar e nas duas laterais da planta do pé", explica. Aparentemente, a dica de Rossi é quente. Nos dois últimos Carnavais, a baiana Ivete Sangalo elegeu as sandálias de Francesca para varar a noite pulando e cantando no trio elétrico.


• FRANCESCA GIOBBI. Rua Peixoto Gomide, 1757, Jardim Paulista, 3060-8595.

Nenhum comentário:

Postar um comentário