quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Origem do carnaval

Amadas visitas...me perdoem pela falta de posts.. mais é pq estavamos de mudança.. e não tinha tempo mais de postar.Sei que estou atrasada, mais achei esta matéria sobre carnaval e resolvi postar para que vcs conheçam a origem do mesmo:


As Raízes do Carnaval
"... Tudo começou em 604, quando o papa Gregório I determinou que todos oa anos os fiéis deveriam dedicar-se , durante 40 dias, a assuntos espirituais.
No período que ia da Quarta-feira de Cinzas até domingo de Páscoa, o povo deveria entregar-se à austeridade e ao jejum. Era a Quaresma, período que serviria para lembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto consagrando-se.
Na época da Quaresma era proibido comer carne. Foi então que alguns "carnais" entraram em ação e fizeram a seguinte proposta: já que iam ficar tanto tempo em abstinência, por que não permitir que o povo cometesse alguma extravagâncias antes? Os padres concordaram, e essa libertinagem foi oficialmente aprovada e incentivada por alguns papas carnavalesco, como Paulo II e Paulo VI nos séculos XV e XVI.
... Esses dias de "vale tudo" que antecedem a Quaresma, passaram a ser chamados de adeus à carne, que em italiano é carne vale, ou carnevale, resultado na palavra carnaval. Ou seja, se a igreja católica romana não tivesse criado o período da Quaresma, não haveria carnaval hoje.
É necessário saber que as folias do Carnaval estão ligadas as festas pagãs romanas, que eram calcadas em muita licenciosidade sexual, bebedeira, glutonaria, orgias coletivas e muita música. Eram conhecidas como bacanais ( em homenagem a Baco, o deus do vinho e da orgia, lupercais ( em homenagem ao deus obsceno Pã, também chamado de Luperco), e saturnais ( em homenagem ao deus Saturno que, segundo a mitologia grega, devorou os próprios filhos).

Fonte: Revista Fiel, ano V, nº 45- Fevereiro de 2009 - Editorial pág: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário